O Português Inquieto, de Kunal Basu, com a chancela da ASA, conta a história de António Maria, jovem médico da Lisboa de 1898, também afamado playboy, que descobre que o seu pai está a morrer de sífilis, a terrível praga que afecta todas as camadas da sociedade.
Órfão de mãe desde criança, António não se conforma com a ideia de perder o pai tão cedo. Mas os seus conhecimentos médicos de nada servem neste caso. Determinado a encontrar a cura, parte para Pequim, na esperança de que a medicina tradicional chinesa tenha a resposta que teima em escapar ao Ocidente. Sob a orientação do Dr. Xu, António inicia-se naquela prática ancestral. Contudo, esta não vai ser a sua única revelação a Oriente. Quando conhece a sedutora e independente Fumi, ele apaixona-se pela primeira vez.
A Rebelião dos Boxers ameaça entretanto todos os estrangeiros a viver no país e António terá de decidir-se rapidamente entre a fuga e a permanência na China, a sua segurança pessoal e a possível cura para o pai. E há ainda Fumi, o amor a que ele não tenciona renunciar e que o leva a questionar tudo, alterando irreversivelmente o rumo da sua vida.
O autor, Kunal Basu, nasceu em Calcutá e estudou na Índia e nos Estados Unidos. Escreveu mais três romances aclamados pela crítica e um livro de contos – The Japanese Wife – que deu origem a um filme.
Sem comentários:
Enviar um comentário