Promovida pela Associção de Professores de História (APH), realiza-se dia 9, no El Corte Inglès de Lisboa, um debate alargado sobre os Homossexuais no Estado Novo. Com a presença e São José Almeida, jornalista e autora do livro sobre o tema editado pela Sextante, e com a participação de Paulo Côrte-Real, Presidente da Ilga-Portugal, o debate tem início às 18h30, no Restaurante do Piso 7 do edifício.
O livro é descrito, na página da editora, como uma "primeira tentativa de abordagem do que foi a realidade dos homossexuais em Portugal durante praticamente todo o século XX, ou seja, desde que a jovem Primeira República, enquadrada pela psiquiatria, coloca sob a alçada da lei os crimes contra a natureza até que estes o deixam de ser, em 1982. O que era ser homossexual em Portugal? O que é viver uma condição estigmatizada e estigmatizante, em que não há identidade, tão-só uma afetividade e uma sexualidade, quase sempre clandestinas?"
São José Almeida tem dedicado, como jornalista, alguma atenção à história destes portugueses que só num passado recente reclamaram para si os mesmo direitos dos outros, e Paulo Côrte-Real é a actual cara da primeira associação portuguesa com a finalidade de representar a comunidade LGBT.
Sem comentários:
Enviar um comentário